MÍDIAS / FOTOS

IMG_6788
IMG_6835_640x427
17254469275_cccd88e416_k
IMG_5088_640x427
IMG_4119_640x427
IMG_4026_640x427

Visualizar tudo

PARCEIROS
  • Fé Comércio
  • Chesf
09/03/2016

Projeto das Hortas Comunitárias em processo de transição para Produção Orgânica

Nos dois últimos anos a equipe técnica do projeto iniciou em parceria com os agricultores a transição da agricultura tradicional para a agricultura integrada, diminuindo significativamente o uso de adubo químico e do agrotóxico. O próximo passo agora é transformar a produção em orgânica.

Para esta mudança, esta sendo executado o Projeto de Transição da Agricultura integrada para Produção Orgânica de Alimentos em Hortas Periurbanas no Entorno da Ceasa-PE/ O.S.. Os agricultores participaram ativamente da construção do projeto, através de reuniões realizadas no auditório da Ceasa “Eles opinaram e disseram o que poderia ser feito, foi um trabalho participativo entre os agricultores e a assistência técnica” afirmou Ana Paula Gonçalves, Técnica agrícola e orientadora de campo. A primeira atividade na área foi a compostagem, utilização de resíduos vegetais transformados em adubo ou, composto orgânico substituindo o adubo químico que por sua vez não recupera o solo.  “A compostagem além de oferecer micro e macro nutrientes para a planta recupera a vida microbiana do solo. Já o adubo químico não deixa nenhum resíduo no solo, ou seja, a terra continua pobre” completou Ana Paula. Dando continuidade ao cronograma de atividades, foram realizadas ainda uma Oficina de Utilização de Urina de Vaca como defensivo natural e adubo, e uma Oficina de Produção de Adubo Nitrogenado BOKASHI, que é produzido com torta de mamona, farelo de trigo e microorganismos.

O projeto segue em andamento com atividades diárias realizadas nas alças com o acompanhamento de estagiários da UFRPE – Universidade Rural de Pernambuco e técnicos do Sindfrutas/Ceasa.

Compartilhar