MÍDIAS / FOTOS

• Ceasa
  • DNIT

Sobre a Empresa

SINDFRUTAS – Integrando e valorizando a produção e comercialização hortifrutigranjeira de Pernambuco.

• APRESENTAÇÃO

O Sindicato do Comércio de Hortifrutigranjeiros de Pernambuco foi criado em 1963, no entanto, os serviços ao segmento só foram iniciados no ano de 2003, com a nova presidência assumida por Alex de Oliveira da Costa. Vários projetos foram desenvolvidos, dando sustentabilidade ao órgão.

Localizado as margens da BR 101, no prédio administrativo do Ceasa (Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco), o Sindfrutas atende seus associados com eficiência e qualidadedesenvolvendo os melhores recursos para organização, e aprimoramento do cotidiano das empresas vinculadas.

Busca de representatividade, transparência e prestação de contas aos associados e colaboradores, bem como busca de oportunidades e serviços para prestar ao segmento e associados, dão ao sindicato uma posição de destaque em seu meio de atuação, sendo respeitado nacionalmente, principalmente em Pernambuco, onde tem sua base de atuação.

• MISSÃO

Representar os integrantes da cadeia produtiva dos hortifrutigranjeiros, flores e plantas ornamentais, fortalecendo os empreendimentos associados e contribuindo para o crescimento sustentável do setor.

• HISTÓRIA

A Associação Profissional do Comércio Varejista de Verduras e Frutas do Recife, através de carta sindical e registro nº 209.374 no livro 36 (trinta e seis) fls. 106 (cento e seis) de 8 de outubro de 1963, foi criada e reconhecida pelo Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, como o Sindicato do Comércio Varejista de Frutas e Verduras do Recife, situado à Ceagepe (Cia de Abastecimento e Armazéns Gerais do estado de Pernambuco).

Integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio) e filiado a Federação do Comércio Varejista do Estado de Pernambuco, o Sindicato firmou a consolidação do estatuto, publicado no Diário Oficial do Estado em 15 de setembro de 1993, sob solicitação do presidente Valdecy Gonçalves Caldas.

Conforme a legislação em vigor, a entidade foi constituída para fins de estudos, coordenação, proteção e  representação legal da categoria econômica do Comércio Varejista de Frutas e Verduras, na base territorial do município do Recife.

Em 15 de abril de 2002, foi realizada a solenidade de posse de renovação da Diretoria, Conselho Fiscal e  Delegados, Representantes Efetivos e Suplentes, nomeados pelo senhor Alex de Oliveira da Costa, que assumiu a presidência dos trabalhos através da unanimidade de votos em pleito realizado no dia 01 de abril do mesmo ano.

No mês de novembro foi deliberado em Assembleia geral, a transferência da sede para o edifício da administração da Ceagepe na BR 101 Sul, Km 70 s/n; Ampliação da representação abrangendo frutas, verduras, tubérculos comestíveis, ovos, flores e pescado in-natura; Abrangência do sindicato em todo o estado de Pernambuco, e para os segmentos de varejo e atacado; E alteração da razão social, passando a ser o Sindicato do Comércio de Hortifrutigranjeiros do Estado de Pernambuco.

Sugestões da categoria e o trabalho da comissão, fizeram com que de forma transparente e participativa nas assembleias de discussão, prerrogativas e objetivos do sindicato fossem reformulados e apresentados na reforma do estatuto em agosto de 2004. Buscando ainda expansão em relação as atividades, em 2006 mais alterações aconteceram, como ampliações da base territorial da cidade do Recife para todo o Estado, e da representação para produtos hortifrutigranjeiros, flores e plantas, modificando definitivamente a razão social para SINDICATO DO COMÉRCIO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS, FLORES E PLANTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO.

Nas votações realizadas em 2004, 2006 e 2010, a mesma chapa única obteve maioria absoluta, com relação ao número de associados eleitores e ao número de votantes.

A atual gestão deu sustentabilidade ao Sindicato, tornando-o representativo e respeitado nacionalmente, com mais responsabilidade em defesa dos direitos da corporação.

O Sindfrutas atende seus associados com eficiência e qualidade, favorecendo estudos e resoluções de problemas de interesse dos integrantes da classe hortifrutigranjeira, através de ações e serviços diretamente atuantes para impulsionar o desenvolvimento econômico ao segmento e associados. É o Sindicato de melhor colocação no segmento de hortifrutigranjeiros flores e plantas no estado de Pernambuco conforme suas ações disciplinares e práticas implementares para o mercado.

• DIRETORIA

Presidente: Alex de Oliveira da Costa

1º Vice-presidente: Luís Pereira de Araújo
2º Vice-presidente: Fernando Alves Souza Junior
1ª Tesoureira: Cristina Maria Costa da Silva
2ª Tesoureira: Elza Cristiane dos Santos Nascimento
1º Secretário: Marcus Batista Pereira
2º Secretário: Severino Pedro dos Santos

Diretoria Executiva – Suplentes: Ednaldo Manoel da Silva, João Pedro da Silva, José Luiz da Silva, Edval Cordeiro da Silva, Aírton de Assis Cavalcanti, Geraldo Martins da Silva e Mônica Cavalcante da Cunha.

Conselho Fiscal – Efetivos: José de Moura Pacheco, Inaldo de Arruda Figueiroa e Antônio Barbosa de Brito.

Conselho Fiscal – Suplentes: Alba Mary Batista Pereira, Jaime Nobuo Kitaoka e José Luis Fernando Correia.

• SERVIÇOS

Principais serviços e ações prioritárias colocados a disposição dos associados:

• Análise e controle laboratoriais de agrotóxico dos produtos hortifrutigranjeiros

Para que produtos de qualidade cheguem a mesa do consumidor, o Sindfrutas monitora e fortalece a cada dia a parceria com o Itep (Instituto de tecnologia de Pernambuco), avaliando continuamente o nível de agrotóxicos dos alimentos que são comercializados no Ceasa.

• Implantação do Sistema de Cartão de Crédito e Tickets

O sistema facilitou a hora de fazer compras. A unidade monetária de circulação exclusiva no centro de abastecimento foi implantada em novembro de 2006. Sete quiosques estão distribuídos por todo o Centro de abastecimento facilitando o acesso dos consumidores, nessas centrais de venda o cliente realiza a compra de crédito onde o valor pago é trocado por cartões referente a quantia favorecida. A moeda adquirida pode ser utilizada em estabelecimentos comerciais e pequenos produtores ou comerciantes devidamente cadastrados. O repasse dos valores por eles recebidos, é feito no setor de troca das moedas, localizado na sede do sindfrutas. A iniciativa foi ocasionada pelos seguintes fatores:

Redução dos cheques sem fundo; Dificuldade encontrada por consumidores, que muitas vezes precisavam estar com altas quantias em dinheiro dentro do Ceasa; Dificuldade de implantação do sistema de cartão de crédito para os pequenos produtores; Diminuição de furtos.

• Apoio aos pequenos produtores no entorno do Ceasa com formação de hortas comunitárias

Aproximadamente 100 agricultores atuam nas hortas que estão localizadas nas áreas em torno do Ceasa. O espaço foi dividido em nove alças que tem no máximo dois hectares e aproximadamente 500 canteiros.

Um acompanhamento estrutural é feito pelo Sindicato. Um agrônomo, um técnico agrícola e uma socióloga acompanham diariamente toda a produção.

• Sistema de Classificação de grãos

O principal objetivo foi facilitar a agilidade do processo de classificação, uma vez que era feito fora do estado. Aproximadamente 250 produtos são analisados mensalmente no laboratório de análise, e as informações corretas como categoria, subgrupo, umidade e tipo do produto são apresentadas na embalagem. Todos os itens analisados devem estar em conformidade com os padrões estabelecidos pelo ministério da agricultura e do abastecimento. Dispor de equipamentos devidamente aferidos e em perfeito estado de conservação, são obrigações do laboratório, que encaminha mensalmente a delegacia federal de agricultura da unidade da federação, um relatório dos serviços executados informando o posto do serviço, o cliente, o produto, a qualidade e a quantidade classificada.

• Integração Digital de microempresas e empresas de pequeno porte.

• Fiscalização e Organização dos galpões dentro do Ceasa evitando a comercialização sobre rodas.

Os fiscais de área monitoram diariamente a entrada e comercialização do tomate, cebola, batata inglesa e abacaxi. Através de revezamento, a fiscalização funciona 24 horas por dia. Verificação de notas (romaneio) e tempo do descarrego das mercadorias também são analisados, além de orientações ao permissionário.

• Redução de Impostos

Atuando junto aos Órgãos da Receita Federal, Secretaria da fazenda, Junta Comercial, e Ministério da Agricultura, sempre que solicitado pelo contribuinte, o Sindicato solicita redução dos impostos no comércio de hortifrutigranjeiros. A redução de carga tributária foi conquistada nas operações com maçã, pera e a batata inglesa, que passou a ser componente da cesta básica.

• ESTATUTO

Parágrafo Único – São prerrogativas constitucionais e objetivos institucionais do Sindicato:

• Representar, no âmbito estadual, os direitos e interesses do Comércio de Hortifrutigranjeiros, Flores e Plantas, na forma do estabelecido na Constituição Federal, art. 8º inc.III;

• Representar no âmbito estadual, os interesses dos comerciantes de Hortifrutigranjeiros, Flores e Plantas, dentro da Ceasa/PE, visando a melhoria nas vendas de suas mercadorias, através de cartões de créditos, cartões de débito, ticket alimentação, ticket refeição e outras formas de beneficiamento que venham surgir;

• Eleger ou designar representantes da respectiva categoria;

• Fixar a contribuição para o custeio do SICOMERCIO (contribuição confederativa – art. 8º inciso IV, da Constituição Federal), devida por todos os integrantes da categoria econômica;

• Conciliar divergências e conflitos entre os associados, bem como promover a solidariedade e a união entre eles;

• Celebrar convenções e contratos coletivos de trabalho, e prestar assistência em acordos coletivos;

• Colaborar com os poderes públicos, como órgãos técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com a categoria econômica que representa.

• MENSAGEM DO PRESIDENTE

O portal do Sindfrutas surgiu para participar do mercado de hortifrutigranjeiros, oferecendo informações atualizadas do setor e divulgando as ações da entidade, podendo ser acessado em qualquer parte do mundo.

Alex Costa
Presidente do Sindfrutas